Em Abril, o prefeito Villaraigosa e Membro do Conselho da Cidade, Huizar anunciou um concurso internacional para redesenhar a histórica ponte da Rua Seis de 80 anos de idade, em Los Angeles. A decisão de lançar a competição veio após o alerta de engenheiros que a ponte estava em risco de falhar durante um grande terremoto devido a um problema estrutural degenerativo conhecido como o “câncer de concreto”.
Após cuidadosas considerações surgiu a ideia de construir uma réplica do ícone 1932, comprometendo a cidade a avançar com uma grande reformulação. Em meados de outubro, a empresa nacional de infraestrutura HNTB, juntamente com os escritórios Michael Maltzan Architecture e AC Martin Partners, foram anunciados como vencedores do concurso internacional.
“Quando instrui o Departamento de Engenharia para trazer o melhor dos melhores para a cidade de Los Angeles para projetar a nova ponte da Rua Seis, eles certamente o trariam”, disse o membro do conselho José Huizar. “Esta ponte por honras da HNTB e da história original, busca corajosamente vislumbra o futuro do grande rio, do pedestre, multimodal e recursos de reunião da comunidade. Nossa nova ponte não só irá trazer as pessoas do ponto A ao ponto B, mas também ao Ponto C. A própria ponte será um local de destino brilhando como uma estrela digna da Cidade dos Anjos “.
Projeto vencedor do HNTB para o projeto de substituição do viaduto da 6th Street recorda a forma, escala e lógica estrutural do viaduto histórico de Butler. Arcos de cabos inclinados compatíveis oferecem uma solução eficiente e de custo eficaz que homenageia a estrutura icônica da ponte existente que está incorporada na memória da Cidade.
Composto por vias multimodais que envolve o rio, o projeto oferece novas oportunidades de conexão, e dissolve a linha divisória entre o centro de Los Angeles com o lado Leste. O que está abaixo da ponte é tratado como parte igualmente importante com o que está no topo.
Sob o viaduto, uma nova Arts Plaza borra a linha entre infraestrutura e tecido urbano, integrando o espaço com um mercado coberto, restaurante, espaços expositivos, exibição de filmes e muito mais. A existência atual de Ponte será transformada em um destino cultural para todos de Los Angeles. O mobiliário, a paisagem e a sinalização criarão uma nova identidade pública que celebra a vitalidade do distrito circundante.
HNTB também propôs que a nova conectividade e crescimento catalisado pelo viaduto poderia incluir a extensão do Corredor de Tecnologia Limpa da Cidade, permitindo que o projeto tenha um impacto econômico significativo. O bairro já não seria uma linha divisória, mas um novo centro para o desenvolvimento sustentável, acessível a pé, de bicicleta e transporte público.
O redesenho com custo de 400 milhões de dólares será suportado em grande parte pelo Programa Federal Highway Bridge. A construção está prevista para começar em 2015, com conclusão prevista para 2019.
Para mais informações clique aqui!
Além disso, você pode conhecer as pranchas oficiais do HNTB aqui.
Referências: Sixth Street Viaduct Replacement Project, The Los Angeles Times, Architect Magazine